Telhado em Casa de Container, pra que?

Você deve estar se perguntando, por que colocar telhado em casa de container? Um container, normalmente já vem o com teto, e se você seguir as instruções básicas de instalação e não abrir nenhum furo no teto, seu container, “teoricamente” está vedado (Depende do seu projeto e instalação).

Mas, quando observamos mais a fundo, e claro, com um pouco de experiência, sabemos que é quase obrigatório fazer um bom telhado na sua casa de container. Quem já entrou em um container, sabe que é impossível você ficar sem telhado. Por dois motivos:

  1. O teto esquenta muito em dias de calor;
  2. Durante uma chuva, o barulho é extremamente incômodo.

Para resolver esses dois problemas testamos diversos produtos e formas de fazer o telhado em casa de container e escolhemos fazer o telhado embutido usando uma telha tipo sanduíche. Para quem está acostumado com obra isso é bem simples, mas como sempre, quando você vai para uma casa de container tudo se torna um desafio.

Platibanda
O primeiro desafio é fazer o telhado embutido.

Para os leigos: o que é isso? Quando você olha uma casa sem telhado, um pouco mais alta do lado de fora que dentro, isso normalmente indica que o telhado está escondido a trás de um pedaço de parede chamado de Platibanda.  Ao lado uma imagem para ilustrar o que é uma platibanda com telhado embutido.

Bom, e como fazer a platibanda em uma casa de container? Existem diversas formas, nós optamos por uma forma que acreditamos ser mais prática e que se encaixa dentro do conceito de construir a casa rapidamente. Nós usamos estrutura de DryWall e Placa Cimentícia.

 

instalação da estruturafixação placa cimenticia

Toda a estrutura foi montada no segundo piso da casa, e por ser muito leve foi bem simples de subir para o teto do container. A instalação demorou alguns minutos, isso mesmo, minutos e muitos parafusos a estrutura estava fixada. Depois disso iniciou a fixação das placas cimentícias também com parafusos, (é muito parafuso mesmo). Por causa da altura e local de instalação esse processo demorou mais um pouco, começou logo após a montagem da estrutura e terminou no dia seguinte… kkkkkkkk… Estamos adorando isso. Em pouquíssimo tempo montamos toda a estrutura do nosso telhado em casa de container.

Montagem Platibanda

Montagem Platibanda

Com a platibanda instalada agora vamos fazer a calha, o acabamento da platibanda (impermeabilização e pintura) e depois a fixação das telhas. Logo logo, mais novidades aqui.

 

 

8 comments

  • Maryane

    e como fazer se a casa tiver 2 andares?

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Maryane,
      Não entendi muito bem a sua dúvida. Mas aqui temos 2 andares, só colocamos telhado no andar superior. Os testos de containers que não tem telhado nós vamos fazer uma “laje”.

      Responder
  • ERNANI AMARAL

    olá, você tem como me enviar mais detalhes desse tipo de telhado verde em container? estou construindo uma casa com 12 containers em Curitiba. Gratos

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Ernani, nosso telhado não é verde. É um telhado com estrutura metálica e telha sanduíche. Na parte 2 eu coloco um pouco mais de detalhe.

      Responder
  • gabriela ribeiro

    boa tarde, gostaria de fazer o fechamento do container inclinado, aumentando assim o pé direito de umas das parte, é possivel?

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Gabriela,

      Possível é, mais vai dar trabalho e possíveis problemas.

      Você terá que usar uma estrutura metálica complementar o problema vai ser juntar o fechamento dessa estrutura com o container. Talvez tenha que fechar tudo, ai talvez ficará financeiramente inviável.

      Responder
  • Patrícia Harumi Sassagima

    Boa Tarde ! Quais os tamanhos das armações e das placas cimentícias?

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Patricia,
      Não sei muito bem o que é armação, a placa tem 2,4 x 1,2 e a estrutura foi coloca a cada 40cm.

      Responder

Deixe uma resposta