Telhado em Casa de Container, a saga da telha

Como vocês já sabem nós optamos por usar uma telha do tipo sanduíche. Para quem não leu o começo veja a Telhado em Casa de Container – Parte 1 dessa reportagem.

Bom, a saga começa quando você precisa escolher o tipo e o modelo de telha sanduíche. São inúmeras opções baseadas em algumas variáveis (logo abaixo), que definem o quanto precisamos da eficiência da telha e principalmente o quanto ela vai custar.

Comprimento: isso vai depender do seu projeto de telhado, e precisamos lembrar que a maioria das telhas tem 1m de largura o comprimento vai de 1m a 12m de acordo com o seu projeto. Em nosso projeto se o telhado fosse de duas águas iriamos precisar de telhas de 2,35m. Optamos por uma água e telhas de 4,7m.

VariávelAjuda para decidir
Espessura da ChapaIsso vai determinar o quanto a telha suporta de peso em cima e qual será a distância entre apoios dela. Para apoiar nossa telha de 4,7 se a chapa por muito fina seria necessário 5 apoios, optamos por uma chapa de 0,50mm e vamos ter somente 3 apoios. A chapa pode ser mais cara, mais você economiza na estrutura.
Tipo do IsolamentoExistem diversos tipos, na tabela abaixo podemos ver os tipos e o quanto de calor eles transmitem, quanto menor o valor maior é o conforto térmico. O tipo mais comum é o EPS (Isopor) o que retem mais calor é o PU (Poliuretano). Nós escolhemos o PU.
Espessura do PreenchimentoNa mesma tabela dos tipos você poderá observar que quando maior a espessura mais calor é retido, mas já vou avisando: vai ficando cada vez mais caro. Optamos por 30mm de isolamento. O isolamento de 50mm fica 32% mais caro.
Material e PinturaExistem basicamente 2 materiais: galvanizado e galvalume (galvanizado com aluminio), confesso que não entendi a diferença até agora, parece que o galvalume é para evitar corrosão (recomendado para praia). Nós optamos por galvanizado mesmo e já colocamos a pintura de fábrica. Para você pintar no local, além de precisar de um pintor, fazer sujeira, risco de acidente, várias camadas ele custa muito mais caro. As fábricas cobram em média R$ 4,00/metro para trazer pintada (Não vale a economia)

TabelaTermica

 

Escolha desse guia: TELHA TRAPEZOIDAL 40 X 1020 GALVANIZADO DE 0,50MM DE ESPESSURA COM PU DE 30MM PINTADA DE BRANCO NO SUPERIOR

 

Com a telha especificada vamos para o orçamento, e aqui o bicho pegou. Eu não tinha a mínima ideia de como era esse mercado e tomei um susto. O primeiro problema é encontrar os fornecedores para conseguir fazer um orçamento, foram muitos telefonemas para encontrar somente 5. A grande maioria fornece a telha com EPS (Isopor).

O segundo passo é validar se esses fornecedores entregam a sua medida. Dois dos fornecedores já cairam fora, eles só fornecem acima de 300m2, nosso projeto só vamos precisar de 81. Sobraram 3.

O terceiro passo é ver quanto tempo é necessário para entregar o material e ai que a coisa fica perta. 40 dias. Isso mesmo, 25 dias úteis.

O quarto e último passo é o preço, a diferença é gritante, do mais caro para o mais barato chega a 49% de diferença.

Nossa opção foi um fornecedor que realmente gostou de nosso projeto e batalhou para encontrar uma solução de “curto prazo” e redução de custo.

Termoacustica6

 

2 comments

  • Flávia Cotta

    Que trabalheira esse telhado, né?

    Você acha que se fizer um terraço com um deck de madeira o efeito seria semelhante, em termos acústicos e térmicos? Já que no interior já existe um isolamento antes do gesso do teto?

    Se não tiver telhado nenhum não é possível habitar, só com o isolamento interno? Vc saberia dizer?
    Obrigada e um abraço!

    Responder

Deixe uma resposta