Paredes em Casa de Container.

É chegado o grande e misterioso tema: montar as paredes em casa de container.

(para ver os tamanhos consulte https://www.guiacasacontainer.com/tamanho-do-container-e-espessura-das-paredes/)

Como fazer o isolamento térmico e acústico em casa de container?

Nós vamos contar Tudo aqui ! Mais vamos ter que fazer isso em partes, pois são várias fases e várias camadas!!! Vamos começar começando apresentando a situação: as diferentes camadas que constituem as paredes de uma casa container.

Nós já sabíamos que precisaríamos fazer o isolamento térmico, mais não tínhamos noção do quanto o container realmente esquentava e o quanto precisamos isolar. Logo após a montagem dos containers, fez uma semana de Muito calor na região. A média foi 35ºC , e confesso, fiquei assustado, com tudo aberto (ainda não colocamos portas e janelas), aquilo ficou um forno. Mais um forno de verdade, eu suava só de respirar lá dentro.

O isolamento completo vai ser um sanduíche de 5 camadas, com 5 produtos diferentes, com 5 fabricantes diferentes. É, assusta um pouco, mas a solução é simples e razoável. Cada camada tem um função específica.

Hoje nós vamos contar 2 camadas. Em primeiro lugar, precisamos lembrar que todas as paredes dos containers serão revestidas de Drywall. Essas duas camadas vão atrás da estrutura do Drywall, perto da lata do container. A estrutura do Drywall basicamente é constituída por Guias e Montantes. As guias são as barras horizontais e os montantes as barras verticais.

Vamos descrever um passo a passo, bem rapido para ficar mais simples. Em breve vamos postando detalhes de cada parte.

  1. Preparar o piso do container perto da parede para ele remover qualquer umidade ou infiltração. Lembre-se, você está lidando com ferro. Na região que estamos faz calor de dia e frio a noite, isso pode gerar condensação na parte interna das paredes, se você não se atentar para isso em breve suas paredes podem estar mofadas.
  2. Instalação das guias superiores: nossos containers já vieram de fábrica devidamente preparados para isso, não sendo necessário nenhum tipo de solda, muito menos furar o teto do container.
  3. Instalação da manta de proteção térmica (Foil), isso mesmo… aquele “papel alumínio” que normalmente é colocado debaixo de telhado, isso vai ajudar muito na transmissão de calor
  4. Instalação da manta hidrófila. Esse não é tão comum na construção civil, mas é vastamente usado na construções de Steelframe. O objetivo dela é não deixar passar água de um lado e puxar a umidade do outro lado, assim isolando qualquer tipo de infiltração ou condensação gerada na parte da lata (parede do container)
  5. Fixação das guias inferiores esticando as mantas e deixando-as devidamente posicionadas.

Fotos da montagem:

batePedraMontando
MantaHidrófilaParedeIsolada

 

33 comments

  • Lu

    Agora vai!

    Responder
    • Guia Casa Container

      Já está indo…. pro Infinito e além!!!

      Responder
  • Valdemir Vital

    Olá , quem foi seu fornecedor de drywall?

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Valdemir, Boa tarde.
      Na verdade é conjunto de fornecedores, todos alinhados em uma parceira que está fazendo a coisa acontecer com a maior transparência. A fabricante é a Gypsum o distribuidor é a Ciazzani e o montador foi o Ilvando Mota (12) 99751-7110.
      O montador e a distribuidora estão me enviando seus logos para colocar aqui no site, em breve todos estarão detalhados nos parceiros.
      O caminho mais fácil é ligar direto para o montador.

      Responder
      • Valdemir Vital

        obrigado !!!

        Responder
  • Wagner e Maria Beatriz

    Nielsen, parabéns pelas etapas conquistadas! Estou muito curioso sobre o revestimento das paredes e não consegui visualizar e entender as etapas da montagem, vocês irão postar mais detalhes sobre as 3 últimas camadas das paredes revestidas? a manta hidrófila é a barreira de vapor? podemos ver algumas imagens dos apoios para as guias superiores e inferiores? obrigado 🙂

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Wagner, muito obrigado pelo apoio. Nós vamos postar mais detalhes sim. Inclusive estamos pensando em fazer uma transmissão ao vivo do fechamento das paredes.
      Vou fazer a imagem dos apoios como estão e posto na próxima parte dessa reportagem.

      Responder
      • Wagner e Maria Beatriz

        Nielsen, sem querer abusar e aproveitando pra aprender um monte com a tua obra, te pergunto se já temos detalhes em fotos do fechamento e detalhes das paredes? Obrigadão!!! 🙂

        Responder
        • Guia Casa Container

          Olá Wagner,
          Ainda não fechamos as paredes, nesse momento estamos contratando elétrica e hidráulica para depois fazer o fechamento.

          Responder
          • Wagner e Maria Beatriz

            Ok, ficamos na torcida. Sucesso!

  • Eduardo

    Poderia falar mais dessa manta, tentei pesquisar mas não entendi bem que produto é esse. Espero esteja tudo correndo bem na obra. Abraço.

    Responder
  • Gabi

    Boa tarde, gostaria de saber como é fixado os perfis do drywall no container, fura as paredes e o teto?

    Obrigado desde já

    Responder
    • Guia Casa Container

      Nem a parede nem o teto… se você furar qualquer um dos dois poderá ter infiltrações em sua casa. Os perfis são fixados em uma estrutura auxiliar que foi enviada pela empresa que fez a reforma do container (Delta)

      Responder
  • evaldo jr.

    Olá, você pensou ou cogitou utilizar manta asfaltica como primeira camada no interior dos containers? Acredito que seria mail fácil a aplicação e quem sabe poderia tornar desnecessário o uso de outros materiais como a manta hidrofóbica (já que ele iria colado na parede) e o isolamento térmico.
    Obrigado desde já e parabéns pela empreitada.

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Evaldo,

      Realmente não pensamos nessa solução… precisaria testar se com a manta asfaltica não acumula umidade, visto que ela seria aplicada na lata. Se condensar o problema continua.

      Só para deixar claro… a manta hidrofóbica foi colocada para evitar que a condensação gerada pelo resfriamento e aquecimento não chegasse na lã de pet, pois isso ao longos dos ano poderia gerar bolor.

      Muito obrigado pelo comentário! 😀

      Responder
  • Eduardo

    Boa Noite Nielsen,

    Qual o o produto que foi utilizado para tratamento do canto das paredes no item 1?

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Eduardo,
      Foi um treco chamado BATE PEDRA. É uma tinta automotiva de alto desempenho. O Objetivo é assegurar que os furos feitos para escoar a umidade acumulada não enferrujem.

      Responder
  • Isadora

    Olá, será que vcs podem me explicar como funciona a questão do projeto hidráulico em container?

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Isadora,

      Não sei muito bem o que você quer saber. Nós contratamos um projetista para fazer esse projeto. A grande diferença é que toda a hidráulica foi projetada para ser feita por debaixo da casa com sistema pressurizado. Não abrimos NENHUM furo no teto do container para a tubulação pois isso poderia causar uma infiltração. O esgoto teve um tratamento para gases (Não manjo nada)… o ideal é falar com FREITAS E COSTA – ENGENHARIA que fez o projeto.

      Responder
  • Bianca Glícia

    Oii! Queria entender como são fixadas as barras, e as mantas.. Não pode ser parafusado nada no container, certo? é usado algum tipo de cola para essas camadas?
    Obrigada! E sucesso!

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Bianca,
      Uma ótima pergunta. Não foi usada nenhuma cola, as mantas foram fixadas no perfil do DryWall. Os perfis foram fixados no piso do container e em uma estrutura que foi soldado nas vigas do container pela empresa que fez a transformação do container. Se você olhar nas fotos você vai perceber algumas barras horizontais abaixo do teto, são essas barras que foram fornecidas pela empresa de transformação.
      No vídeo dá para ver ele fixando a manta com o perfil. O parafuso é fixado na barra.

      Responder
  • André Iastkiu

    Olá Nielsen as camadas para o teto seguem as especificações das camadas para as paredes? to com dificuldade de encontrar o que pode ser utilizado para revestir o teto…?

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá André,
      O teto na verdade é totalmente diferente das paredes. Nos containers superiores nós colocamos o Foil no teto pois a incidência do sol é muito maior que nos inferiores. No teto é só vamos usar o gesso mesmo, o isolamento nós vamos fazer no telhado usando telha sanduíche veja a matéria em https://www.guiacasacontainer.com/telhado-em-casa-de-container/

      Responder
  • Valério

    Olá Nielsen, encontrei agora sua contribuição para aqueles que como eu, viajam muito nas casas com container. Percebo que você esta sendo muito bem assessorado e gostaria de saber que empresa está lhe dando todo o suporte da construção e modificação dos containers.

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Valério,

      Que bom receber sua mensagem, o objetivo do nosso blog é exatamente esse. Mostra que é possível construir com containers. A empresa que realizou os cortes, adaptações, pintura e instalação foi a DELTA Containers. Para você ter ideia do produto que ela entrega, nós ficamos 1 ano com a obra parada aguardando recursos financeiros. Nesse período não entrou uma gota de água, não trincou um solda, não destruiu a pintura. Nós retomamos a obra essa semana, quando concluirmos é só LAVAR a casa que ela já estará pronta.

      Outra empresa que nos ajuda MUITO com todo o processo de instalação é a MAP Arquitetura. Essa foi essencial pois ela conseguiu prever diversos problemas antes da instalação, assim evitou TODOS.

      Responder
  • Feminino

    Olá boa tarde….quanto ficou a espessura da parede?

    Responder
    • Guia Casa Container

      10cm

      Responder
  • Cesar Augusto

    Boa noite.Estou fazendo um anexo de uma escola infantil de conteiner. ]
    Voces poderiam me dizer quais foras os materias que voces usaram nas paredes para questao termica? Nos teremos maquina de ar em todas as salas, e por isso por enquanto eu coloquei apenas a lâ de rocha e o drywall.
    Outro detalhe, voce colocaram vigas e pilares metalicos a cada corte lateral?
    Abraços

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Cesar,
      Não usamos nenhuma vigas e pilares, tudo que foi utilizado era a estrutura do drywall. Nesse post você deve ter visto que usamos 5 camadas.
      1- Foil | 2 – Manta Hidrofoga | 3 – Lã de PET (Mais eficiente que lã de rocha) | 4 – OSB | 5 – Placa de Gesso.

      Cada uma delas tem uma função que explicamos na parte 2.

      Responder
  • Guilherme Mendes

    Olá boa tarde a todos. Estou fazendo estudos sobre containeres para projetar uma casa. Gostaria de saber a média de espessura das paredes dos containeres? Alguém poderia me ajudar?

    Responder
  • Pingback: Casa de Container é Quente? | Guia Casa Container

Deixe uma resposta