Bom, se você pensar que o container já é todo estruturado e que é só apoiar sobre um terreno firme que funciona, você não está totalmente errado. Um container que não sofre nenhuma alteração na sua estrutura realmente já está preparado para essa situação. Mas, com certeza você vai querer remover laterais, portas, fundos, teto, etc… Isso vai depender do seu arquiteto e do projeto de sua casa.

Um dos testes que fizemos na fabrica foi: andar dentro de um container sem uma lateral inteira, apoiado somente nos pilares de sustentação. Preciso confessar… foi muito divertido, pois ele balança muito… é uma sensação muito diferente “quase” como estar em pé em um colchão de água.

Para resolver isso eu precisava de um projeto estrutural, esse projeto deveria detalhar: onde serão os apoios, quanto de carga suporta, a necessidade de fundação e o solo. Esse projeto é MUITO importante, pois ele que vai garantir que os containers não vão se movimentar após a instalação.

Encontrar uma empresa para fazer um projeto estrutural é fácil… encontrar uma empresa que tem experiência com projetos em container é outra história. Precisava de alguém que realmente entendesse o que estava fazendo e claro que não foi o que aconteceu no começo. Não poderia ser tão simples, né?  Muitas empresas não queriam nem saber se era de container já iam falando que precisava de coluna, fundação sem mesmo entender o projeto.

Foi quando encontrei um amigo especializado em projetos de prédios e estruturas para fábrica, Silvio Leite (Engeap). Quando ele me falou que já tinha trabalhado com containers me animei muito, pois tinha certeza que tinha encontrado a empresa que estava procurando.

E não deu outra, o projeto superou todas as expectativas. Além de garantir toda a base de apoio, foram feitos os pontos de apoio das estruturas metálicas e a escada em concreto armado.

Além da cara da casa, já estava tomando forma…

 

Deixe uma resposta