Isolamento térmico em Container

Esse é um tema bem procurado e nós estamos contando aqui no blog em partes. Nosso isolamento é feito de 5 camadas e estamos explicando nos posts relacionados a Paredes em casa de container.

Hoje só gostaríamos de contar para vocês que já chegaram as mantas de lã de Pet. Esse produto foi desenvolvido e fabricado pela Trisoft e hoje o material foi entregue em nossa obra.

Eu não tinha noção do volume, sabia que era bastante, mas não esperava que precisaria encher um container inteiro de Lã de Pet… foi uma sensação estranha ver minha sala de tv, closet e banheiro exercendo sua função original: “armazenar coisas”.

Trisoft1
Trisoft2
Trisoft3
Trisoft4

A montagem ainda vai demorar um pouco, pois precisamos das portas e janelas instaladas para fechar a casa e instalarmos a lã, o osb e a chapa de gesso. Então no sábado (dia seguinte da entrega) eu não me aguentei… Fui lá na obra, abri um pacote e instalei algumas na parede para ver como iria ficar… Estou super ansioso para o dia dessa montagem. Pretendemos transmitir ao vivo novamente, fiquem tranquilos que vamos avisar no blog e no face se for rolar de verdade.

paredeComPet

49 comments

  • Taize Haubert

    Bom dia, já li todo o blog de vcs, desde o começo…parabéns pelo projeto, ficou um charme! Obrigado por compartilhar estas idéias. Posso pedir um help? No isolamento térmico, como vcs usaram as devidas mantas? 1º a manta térmica (aquela tipo alumínio), 2º a manta hidrófuga e 3º a lã de pet? a casa ficou com uma temperatura como qualquer outra construção?

    Responder
    • Guia Casa Container

      Oi Taize,

      Desculpe a demora em responder, meu telefone não me avisou do novo comentário.

      As camadas foram essas mesmas… Para testar isso eu coloquei um termometro para fora da casa e entrei com ele e esperei alguns segundos… A temperatura caiu 8 graus só com essas 3 camadas.

      Nós ainda vamos colocar mais duas camadas. Uma de OSB (como se fosse um maderite, que serve para estruturar a casa, dai é possível pregar um quadro sem frescura) depois vamos colocar o gesso para acabamento.

      Quando fizermos a instalação vamos postar o resultado final.

      Responder
  • Tulio

    Não vale mais a pena o container tipo reef?

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Tulio,

      O reefer tem alguns aspectos em nosso projeto não compensava. O local onde estão instaladas as máquinas, precisavam de muita adaptação.

      Responder
  • Jorge E. Hime Somers

    Como é que voces fixaram as estruturas de metal no container ?
    Foi soldado ?
    E no teto, eu quero usar apenas o OSB nas paredes sem o gesso para ficar mais rustico..
    O teto quero apenas pintar de branco o OSB ou um compensado bem fino ..
    A duvida que nao quer se calar .. a estrutura de metal foi soldada no conteiner ?
    Como posso fazer sem usar solda ?
    Eu só tenho energia solar e não queria usar solda nas paredes e teto e nem furar ..

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Jorge,

      A empresa que fez a transformação dos container já enviou com as estruturas de fixação do Drywall prontas.

      As estruturas do drywall, foram fixadas com parafusos nessas barras pré-instaldas.

      Acredito ser possível somente o OSB.

      Tudo isso veio pronto da empresa de transformação

      Responder
      • Eude

        Pode deixar o nome da empresa da transformação?

        Responder
        • Guia Casa Container

          Olá Eude,

          Na home tem o nome de todos os fornecedores que usamos para construir a casa. A empresa de transformação que usamos foi a Delta Containers.

          Responder
  • jeferson

    meus parabens pela obra esta cada dia mais linda, amigo estou tambem querendo começar a minha casa container e me deparei com essa parte de isolamentos, dai estou entrando em contato para lhe pedir uma orientaçao, vc disse que ai vc esta usando 5 tipos diferentes correto dai a minha curiosidade, exite digamso assim uma quantidade minima ou exata para a quantidade do isolamento termico, acustico, e para proteçao anti-umidade ?? e se nao for abusar da sua ajuda vc poderia me indicar ou em especificar cada tipo desses isolamentos eu lhe agradeceria muito pois sao informaçoes como essas que vc esta nos passando que esta nos ajudando a criar oque antes era um sonho em realidade. muito o obrigado pela sua atençao e parabens pelo blog.

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Jeferson,
      as 5 camadas são:
      Parede do Container / “Foil” (Aquele que usa no telhado) / Manta de Isolamento (LP Membrana) / Lã de PET (Trisoft) / OSB (estrutura de madeira) / Gesso de Acabamento.

      Responder
  • Ralph Mariano

    Oi tudo bem? Eu reparei que atrás das estruturas metálicas e antes dos conduítes já tem uma camada que parece ser um tecido acinzentado, as paredes não parecem ser a parte interna do container “crua”, já tem um revestimento antes das estruturas metálicas e dos conduítes e mesmo da Lã de Pet que vocês instalaram nas paredes do conatainer.
    Eu gostaria de saber qual é esse primeiro revestimento que vocês usaram.

    Desde já muito obrigado.

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Ralph,

      Nós postamos isso em http://www.guiacasacontainer.com/paredes-em-casa-de-container/

      É uma manta hidrófila. O objetivo dela e não deixar passar umidade da lata para a lã de pet. As lata do container vai esquentar de dia e esfriar a noite, isso vai gerar condensação. É pouca água mais ao passar dos anos isso pode gerar fungos.

      Espero ter ajudado.

      Responder
  • jeferson

    ola boa noite amigo, vc poderia me dar uma orientacao, tipo no caso da sua obra vc esta usando isolamento do tipo placas ne, dai eu te pergunto qual seria as medidas dessas placas e no caso oque e melhor esse formato de placas ou do tipo manta de pet, fiquei nessa duvida, pois na proxima semana vou comecar a procurar ai no estado de sao paulo ou diretamente com a trisoft os valores e gostaria da sua orientacao pra ter uma base na hora de escolher esse tipo de isolamento, ja pesquisei as outras camadas como vc me descreveu porem agora estou na duvida sobre a melhor espessura do isolamento de lan de pet.
    mais uma vez te agradeco pelas orientacoes.

    Responder
  • Wagner Innocencio

    Bom dia, como está o andamento da obra? Não encontrei novas postagens, o que falta para vocês mudarem para a casa container? abçs

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Wagner,
      Realmente as postagens estão paradas pois a obra está parada.
      Resolvemos segurar um pouco até melhor um pouco a situação econômica. Nós estamos vendendo um outro imóvel, quando vender vamos dar um gás. Mas por enquanto vamos bem lento.

      Responder
  • André Canal

    Boa tarde!
    Tenho uma loja em container, na qual foi ultilizado mantas de lã de vidro e paredes em Drywall, porém, devido ao alta temperatura local (Tocantins), o calor interno ainda prevalece. Gostaria de saber se há algum tipo de isolante térmico externo, para ser colocado no telhado e parte traseira dos containers.

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá André,
      Realmente a lã de vidro foi algo que testamos e não conseguimos sucesso, por isso optamos por lã de pet. A Delta Container (empresa que nos forneceu o container) Desenvolveu um método de aplicação de PU (PoliUretano) através de pistola, mas isso para parte interna. Na externa eles usaram uma tinta que é como se fosse uma pasta na minha casa que já segura mais um pouco.
      Agora no seu caso acho que precisa de algo bem puxado tipo uma telha sanduiche com PU no meio.
      Enfim… Gostaria de falar com você sobre sua experiencia, entra em contato pelo e-mail contato@guiacasacontainer.com me passa seu número de telefone.

      Responder
      • Mario

        Deixa eu me intrometer, trabalho com comunicação visual e acredito que se vc revestir o container com acm deixando um vão entre o container e a estrutura vai ter uma “sombra” diminuindo o calor direto na chapa, além de ter um visual bem legal

        Responder
        • Guia Casa Container

          Olá Mario,

          Eu já trabalhei com ACM e realmente é um material extraordinário. Nesse caso você pode usar outras formas construtivas de, Still Frame por exemplo, assim pode ter um resultado melhor. No nossa caso, pessoalmente, eu gosto da estrutura de lata na parte de fora.

          Na parte de dentro queremos uma casa normal, então vamos usar por traz da estrutura do drywall para fazer o isolamento.

          Responder
          • Arq. Fabio Sica

            Também considero mais indicado o tratamento térmico na parte interna, dando a sensação de paredes comuns e o container aparente por fora.
            No caso de fazer algum tratamento externo, pode-se usar o material que desejar, observando que deve sombrear o container e manter um vão entre o container e o revestimento, para que o ar seja renovado, evitando que o container aqueça.
            Steel Frame é uma ótima opção. ACM também pode ser usado.
            Na verdade o material vai depender da estética desejada.
            Usa-se muito ripas de madeira também.

          • Guia Casa Container

            Sim… as ripas de madeira já estão compradas… No projeto dá par ver isso.

  • Fernanda

    Olá! Bom dia!
    Ótimas postagens.
    Gostaria de saber se eu usar o revestimento com as 5 camadas apenas no teto e as paredes deixar no próprio container, a temperatura ficará muito alta? Corre o risco de eu encostar na parede e sentí-la muito quente?

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Fernanda,
      SIM… vai ficar quente. Não chega a queimar e fazer bolha… mas fica quente de assustar…
      Tivemos um caso que uma pessoa fez a casa de container e não colocar a estrutura do DryWall corretamente (ele encostou na lata e usou lã de vidro) resultado: O Gesso ficava quente.
      Isolamento realmente é uma parte muito importante.

      Responder
  • Leandro Carmo

    Boa tarde, estou vendo pela primeira vez seu projeto e uma duvida me surjiu. Posso fazer o isolamento externo ao invés de interno?? Ou não compensa na hora do acabamento??

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Leandro,
      Realmente não tinha pensado nessa possibilidade. Existem duas partes que vamos ter acabamento externo mas fazer toda casa eu acredito que fica inviável.
      Veja, na teoria você vai querer uma Parede na sua casa. Sendo assim teórica vai usar DryWall. Sendo assim é mais prático e menos custoso fazer o isolamento dentro da estrutura do drywall.

      Responder
  • Fabio Sica

    Olá,
    Vejo que muita gente tem dúvidas sobre este tipo de construção.
    Para ajudar a esclarecer algumas dúvidas, a lã de rocha tem desempenho superior à lã de vidro ou lã de PET.
    O método para atenuar a temperatura pela parte externa seria o sombreamento do container, revestindo as laterais com algum material que vai depender do projeto (madeira, painéis cimentícios, etc) e executando um telhado que pode ser de telhas sanduíche.
    É altamente recomendado contratar um arquiteto, de preferência que tenha experiência com construções em container.
    Desta forma, gasta-se menos e garante o resultado desejado com serviços e materiais que realmente funcionam.

    Se alguém precisar de ajuda, pode entrar em contato em: fabio.sica@hotmail.com

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Fabio,

      Realmente contratar um arquiteto é ESSENCIAL para o sucesso do projeto.

      Algumas razões que usamos Let de Pet ao invés de lã de pedra.
      1) Conseguimos uma lã de pet de alta densidade.
      2) O manuseio não dá coceira.
      3) A implantação é muito mas fácil pois ele vem em placas e compramos da espessura da parede não precisa desinrolar
      4) Em nossos testes a lã de pedra com o passar do tempo ela vai compactando, então fica sem proteção na parte de cima e na parte debaixo fica compactada.

      Bom é isso. Muito obrigado por se colocar a disposição para os usuários daqui do site.

      Responder
      • Arq. Fabio Sica

        Olá,

        Entendi. Realmente o desempenho de qualquer lã está diretamente ligado à densidade.
        O manuseio da lã de rocha é complicado mesmo. Deve-se usar EPI (macacão, luvas e máscara respiratória).
        Existe no mercado a lã de rocha ensacada, em placas, porém o custo é bem elevado.
        A lã de rocha sempre utilizo em placas, mas eu não conhecia a lã de PET em placas.

        Qualquer coisa estou à disposição.

        Responder
  • Jean Silva

    olá ! estou querendo cometer a “loucura” de construir uma casa container..kk mas assim.tenho algumas dúvidas…aquela parte metálica do drywall onde vai lã de pet dentro onde é fixado as placas , como é fixado no container??? solda ? com parafuso?? se for parafuso não atravessa , não dá vazamento…me ajuda ai..kk obrigado

    Responder
    • Guia Casa Container

      Oi Jean,

      Esse sua dúvida é comum, já respondi isso aqui no blog. A estrutura do drywall é fixada no Piso do Container e em uma estrutura auxiliar que foi instalado pela Delta Containers. A lata do container não faz nenhum furo senão vai dar vazamento mesmo.

      Responder
  • Carina Provinelli

    Boa tarde, estou acompanhando o blog de vocês e estou encantada com o projeto do container.
    Uma duvida, as 5 camadas de isolamento diminuiu em quantos centímetros a área interna de vocês?
    a dimensão total da parede ficou em quantos cm?
    Atenciosamente

    Responder
    • Carina Provinelli

      outra pergunta nas áreas úmidas (banheiro e cozinha) como foram feitos os revestimentos?

      Responder
      • Guia Casa Container

        Sim. A única diferença é que será usado gesso “verde”. Azulejos nós preferimos só na área do box.

        Responder
    • Guia Casa Container

      Na verdade não muda muito de uma parede de DryWall. Nós optamos por user a estrutura de 9. Depois o osb e o gesse são 2,5. A conta que fizemos foi de 12cm.

      Responder
  • Henrique Simao

    Boa tarde. Poderia por favor me dizer em quanto aumenta a espessura da parede do conteiner com a aplicação desse sistema de isolamento? Obrigado

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Henrique,
      Vai depender da estrutura do drywall. No nosso caso, foram 12 cm. Sem muita precisão fica algo do tipo 9cm do montante, 1.1 cm do USB, 0.9 chapa de gesso, 1 cm de espaço da lata para instalação das mantas.

      Responder
  • Vinicius de Oliveira

    Qnto gasto para revistir? é por m2? como feito calculo parede completa para isolamento térmico como para acústico?

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Vinicius ótima pergunta. Estamos no meio da segunda fase, tem um monte de nota para eu somar mas já vou colocar aqui para fazer um post com esse valor.

      Responder
  • Dario Fumo

    Parabens meu caro estou fascinado com os comentarios e duvidas, deu pra aprender e analizar.

    Sou estudante de eng. civil. em Mocambique continente africano. por acaso estou a fazer uma tese de montagem de casa de conteiner. E ja ha um tempo tenho pesquisado e nao tenho tido sucesso com mesmo, porque, me deparo com informacoes imcompletas. Ate aqui mesmo o meu pais nao tenho informacoes concisas. entao peco por favor breves principais informacoes acerca de :
    – Fundacao apropriada;
    – Revestimento exterior interior mais barato possivel;
    – Resistencia do conteiner quanto ao vento ou seja siclone apos estar construido;
    – Como conectar os conteiner no caso de uma habitacao que tera mais de um conteiner e tambem com fazer com que agua nao fique parada na cobertura do mesmo.

    Agradecia mesmo que me ajudasse com essas informacoes porque e mesmo de grande valia pra mim. ate mesmo se tiver um manual peco por favor que nao deixe de me passar. obrigado.

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Dario,
      Muito obrigado pelo seu comentário, muito legal saber que nosso site está ajudando pessoas até do outro lado do oceano. Bom, vamos lá para suas perguntas.
      – Fundacao apropriada: Não é necessário nenhuma fundação para a estrutura do container. Nós fizemos a fundação por uma questão de adequação da Lei, sem as fundações os containers não podem ser considerados como Imóvel. Então nossa fundação foi simbólica ela tem somente 1,5m de profundidade.

      – Revestimento exterior interior mais barato possivel: Não fizemos revestimento exterior, somente pintamos o container com uma tinta especial (Esse processo foi feito pela empresa que compramos o container). Na parte interior você pode ter lido em nosso blog que são 5 camadas, você pode remover o USB mas isso vai reduzir a qualidade das paredes da casa.

      – Resistencia do conteiner quanto ao vento ou seja siclone apos estar construido: Nossos containers estão soldado nessa fundação simbólica e soldados entre si. Cada container tem 3,5Ton. Eu não sei medir a resistencia dos containers. Aqui nos Brasil não temos problemas com siclone, mas já passamos por muitas tempestades, os containers se comportaram perfeitamente.

      – Como conectar os conteiner no caso de uma habitacao que tera mais de um conteiner e tambem com fazer com que agua nao fique parada na cobertura do mesmo: Todos os containers tem seus tetos “arrendondados”, assim não fica agua parada no teto do container, ele sempre vai jogar a agua para o lado. Nas junções dos containers foi feito um tratamento com uma “fita” e um “resina”. Eu não sei especificar quais são pois isso fez parte do meu contrato com a empresa do container.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço

      Responder
  • Pierre

    Olá pessoal. Parabéns pelo blog está me ajudando muito pois estou iniciando a construção da minha casa container. E tenho uma questão, a utilização de isopor para o isolamento não seria uma boa opção? imagino que devido a alta densidade ele faria isolamento completo evitando de a umidade chegar até o gesso além de ser o melhor isolamento térmico e considerável isolamento acústico, ou não? Obrigadooo
    Abração

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Pierre,
      Muito obrigado por sua mensagem, é muito importante para nós sabermos que nosso objetivo está sendo cumprido.
      Nós pensamos no isopor sim como isolamento, abaixo coloco os motivos por que não utilizamos.
      1) Flexibilidade: no locais onde passamos os canos e conduítes nós apertamos um pouco a lã de pet e não tivemos problemas. O isopor precisaria ser cortado nesse pontos.
      2) facilidade de instalação: é muito mais fácil manusear a lã que o isopor, além que ela não faz muita sujeira.
      3) testes fisicos: em nossos testes iniciais a lã apresentou um melhor desempenho térmico e acústico do que o isopor. Talvez a densidade não tenha sido a mesma que você está planejando. Nós usamos a lã contra uma placa eps de 4cm comprada na papelaria.

      E o principal e não confirmado. Baratas comem isopor. EU tenho PANICO de barata. Não sei se é verdade, mas para mim já bastava… kkkkk

      Um forte abraço

      Responder
  • Andrea Velletri

    Boa tarde! Muito bom esse estudo, gostaria de mostrar uma manta termica anti-chama em aluminio para essa aplicação e também uma solução nova bactericida anti fungo, percebi que voces tem essa preocupação.

    At.
    Andrea

    Responder
  • Luiz Claudio F. Pedro

    Ola, pelo seu conhecimento , vc acha que é necessário fazer as paredes com tratamento termo acustico , em uma casa que vai ter telhado de barro, com pé direito alto? , salvo as laterais onde pegarão sol ( nestas com certeza terão tratamento ) , muito obrigado pela ajuda

    Responder
    • Guia Casa Container

      Olá Luiz,

      Sim. O tratamento é essencial em todas as paredes. Lembre-se que o container é de ferro, então ele pode tomar sol somente de um lado, mas ele esquenta por inteiro. Para você ter noção na parte superior de nossa casa nós deixamos o próprio piso do container, assim dá para ver a barra de junção dos dois no chão. Essa barra esquenta em dias de calor.

      Responder
  • JULIO César Rasobalo

    Entre a chapa de aço e o drywall eu posso utilizar apenas isopor ?

    Responder
    • Guia Casa Container

      A principio pode. Eu preferi a lã de pet pela densidade e a garantia de não produzir odores tóxicos.

      Responder

Deixe uma resposta