Esse processo parece simples quando você acompanha no visual, mas é de Extrema Importância. Em obras de alvenaria o que pode acontecer é você ter sua parede fora de esquadro. Em uma obra de container, como no nosso caso, (saiba por que fizemos fundação),  o container pode ficar sem apoio, deixando-o desestruturado, assim perdendo a função do container.

Em resumo é feito um cercado em volta do terreno. Nos pontos detalhados no projeto de fundações são feitas as marcações, nessa cerca é colocado um prego. Depois disso com auxilio de uma linha são encontrados os pontos onde será necessário furar, nesse ponto é colocada uma estaca. Para não perder toda essa marcação, cada ponto e estaca é pintada de azul. Isso ajudou muito na hora de conferir.

Projeto de Locação das estacas (Engeap).

 

 

 

LocacaoEstacas

 

Terreno com as marcações feitas

terrenomarcado

6 comments

  • Wagner e Maria Beatriz

    Muito esclarecedora a descrição e importância dessa parte da obra.

    Responder
    • Guia Casa Container

      Obrigada!!! Vamos publicar quantas informações conseguirmos para incentivar esse tipo de construção, limpa, rápida e sustentável!

      Responder
    • Guia Casa Container

      Obrigada!!!!

      Responder
  • Wagner e Maria Beatriz

    Nós e que agradecemos a disposição de vocês, muito bacana! já estamos sonhando com essa etapa no nosso projeto.

    Responder
  • Debora Weber

    Olá, muito bom o projeto de vocês!
    Mas estou confusa, porque utilizaram estacas para fundação, visto que o container é extremamente leve e tem por vantagem economia nessa fase da obra? qual tipo de solo tem o terreno , é tão ruim assim? rs..

    Responder
    • Guia Casa Container

      Oi Debora realmente não era necessário. Nós utilizamos estacas por motivos politico. Quando iniciamos os estudos para aprovação da obra na prefeitura uma das “regras” para que seja um Imóvel é que tenha fundações. Então fizemos isso para conseguir o abite-se.

      Responder

Deixe uma resposta